Da periferia: metodologias e conceitos para a construção de projetos artísticos com idosos
Orientada por Ana Luena e José Miguel Soares
Tendo como base a realização de projetos de criação artística com a população excluída por envelhecimento, num vasto território de baixa densidade populacional que é o Alentejo, a Malvada Associação Artística partilha, neste encontro, ideias e modos de fazer que caracterizam os seus projetos e trajetória. Propomos exercícios práticos (leitura, improvisação teatral, retratos fotográficos) intercalados com contextualização expositiva centrada no projeto artístico de inovação social COTIDIANOS e em conceitos subjacentes a outros projetos já realizados – periferia, topofilia, vizinhança.
Ver mais em: https://malvada.art
Ana Luena e José Miguel Soares
A Malvada
A Malvada Associação Artística fundada em 2018 por Ana Luena e José Miguel Soares, a dupla responsável pelas criações artísticas e direção deste projeto sediado em Évora, aposta num território periférico como centro de criação e reflexão artística contemporânea. A Malvada realiza projetos de criação que abrangem diferentes áreas artísticas e do conhecimento, frequentemente cruzando disciplinas como a fotografia, o vídeo, a literatura, a música, o teatro e a performance. Promove atividades de criação e fruição artísticas que envolvem a comunidade, potenciando uma relação de proximidade entre públicos diversificados e a obra artística.
Relatora: Diana Delgado-Urena (Agente cultural independente)
Doutorada em Filosofia - Estudos em Estética Contemporânea e Teoria das Artes. Agente cultural independente, trabalho em colaboração com artistas e pesquisadores em projetos de curadoria, mediação e criação artística.
O seu trabalho de investigação aponta o poder micropolítico das práticas artísticas e revela os modos como elas são capazes de produzir subjetividade(s).
Entre 2013 e 2023 fez parte do Mestrado em Práticas Cénicas e Cultura Visual (Universidade do Castilla La Mancha em parceria com o Museu Reina Sofia): professora, coordenadora académica, equipa de gestão, tutora de projetos, mediadora institucional e cocuradora artística.