top of page

‘En mis tiempos’: participação, criatividade e conhecimento

en_mis_tempos.jpg

Orientada por Ángel Ramírez, Juan Bolaños, Nieves Galiot e Rafael Obrero

Nesta oficina os participantes irão aprofundar a conceção dos projetos desenvolvidos pelo coletivo Nadie, analisando diferentes obras da sua carreira, com especial atenção a uma que se encontra ainda a decorrer - “En Mis Tiempos”, uma abordagem à realidade das mulheres idosas que vivem sozinhas. As maneiras particulares como as três perspetivas se combinam (conhecimento, criação artística e abertura social), caracterizam esta procura de formas contemporâneas e verdadeiramente transdisciplinares de abordar a realidade atual. Neste encontro serão analisados ​​os limites e o alcance dessas abordagens metodológicas, sendo a própria oficina constituída por um dispositivo de difusão e produção de conhecimento entregue às mãos dos participantes.

Em sintonia com a metodologia de trabalho convida-se, participantes e não participantes no seminário, a responder antecipadamente a um inquérito (não ocupa muito tempo), sobre a relação de amor/ódio com Portugal. As respostas são completamente anomias e serão mote de trabalho para o desenvolvimento da oficina. Um forte agradecimento para o vosso generoso contributo.  

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeQskxXcCpuQFfn5o3oF-d230ssY7ZTCnLxx2r5KVpfawXj9w/viewform

Oficina orientada por coletivo oriundo de Espanha, projeto que integra o programa Art for Change (2022), financiados pela Fundação “la Caixa”.  O intercâmbio tornou-se possível com o apoio financeiro da Fundação C. Gulbenkian no quadro das Iniciativas Conjuntas de Aprendizagem e Circulação (ICAC).

Ángel Trollano, Juan Jurado, Nieves Martín e Rafael Guisado

O Coletivo Nadie, que junta criadores com perfis diversos (artes visuais, sociologia, comunicação), aborda problemas atuais e socialmente relevantes a partir de uma perspetiva plural. A sua metodologia de ação resulta de uma triangulação entre participação cidadã, conhecimento e criatividade, e os limites disciplinares dos seus trabalhos e análises são tão difusos como a sua própria metodologia.

https://todapersonanadie.art/info/

Relatora: Teresa Mora (UMinho)

Licenciada em Sociologia pelo ISCTE (1989). Doutorada em Sociologia pela Universidade do Minho (2006). Professora Auxiliar no Departamento de Sociologia da Universidade do Minho desde 2006. Investigadora no Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais (CICS.NOVA) – Polo da Universidade do Minho.  Desenvolve trabalho nas seguintes áreas: Práticas colaborativas entre arte, ciência e filosofia; Arte participativa e intervenção social; Sócio-antropologia rural e urbana. Destas áreas de interesse resultaram diversas publicações.

bottom of page